O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo alertou para o risco de alagamentos nesta sexta-feira (18) devido às chuvas moderadas a fortes que atingiram a capital. As regiões Sul e Oeste foram as mais afetadas, com destaque para bairros como Campo Limpo, Mboi Mirim e Capela do Socorro. A Av. Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul, ficou alagada, ilustrando o impacto das precipitações. O CGE explicou que a combinação entre a brisa marítima e o calor favoreceu a formação de instabilidades atmosféricas.
O tempo instável deve continuar nos próximos dias, com a chegada de uma frente fria no sábado (19), que trará pancadas de chuva e queda nas temperaturas no início da semana. No sábado, a previsão indica céu nublado pela manhã, com temperaturas entre 18°C e 25°C. Já no domingo (20), a frente fria se afasta, reduzindo a intensidade das chuvas, mas mantendo o céu encoberto e precipitações fracas no litoral e parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
As temperaturas devem cair ainda mais no domingo, com mínima de 16°C à noite e máxima de 21°C, acompanhadas de umidade elevada, entre 75% e 95%. O CGE não prevê frio extremo, mas ressalta a necessidade de atenção para as condições climáticas instáveis nos próximos dias.