Fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo nesta sexta-feira (18), colocando o município em estado de atenção para alagamentos. De acordo com a Defesa Civil, os maiores acumulados foram registrados na Zona Leste, com 38 mm nas últimas horas, enquanto rajadas de vento de 50 km/h atingiram a Zona Sul. O Corpo de Bombeiros recebeu chamadas por quedas de árvores, e mais de 32 mil residências ficaram sem energia, segundo a Enel.
A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica que a chuva deve continuar no feriado, com a passagem de uma frente fria pela costa paulista no sábado (19). Pancadas de moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e ventos, elevam os riscos de alagamentos, quedas de árvores e aumento no nível de rios. A temperatura máxima prevista é de 25°C, com umidade mínima em torno de 65%.
No domingo (20), a frente fria se afasta, reduzindo a intensidade das chuvas, mas mantendo o tempo nublado e úmido na região leste do estado. As temperaturas caem, com mínima de 16°C e máxima de 21°C. Dados do CGE mostram que abril já registrou 85 mm de chuva, 36% acima da média histórica para o mês.