O governo do Chile divulgou nesta segunda-feira (14.abr.2025) o plano de ação para implementar o Corredor Bioceânico Vial, uma rota de mais de 2.400 km que conectará o sul do Brasil ao norte do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A iniciativa, considerada estratégica, visa fortalecer o comércio sul-americano com os mercados asiáticos, reduzindo em até 10 dias o tempo de transporte de cargas para países como China, Coreia do Sul e Japão. O trajeto incluirá portos brasileiros, regiões do Chaco paraguaio e províncias argentinas, terminando nos portos chilenos de Antofagasta, Iquique e Mejillones.
O projeto prevê 22 obras de infraestrutura, como melhorias em estradas, modernização de terminais portuários e construção de novos centros alfandegários. Entre as ações destacadas estão a ampliação do molo do porto de Antofagasta e a instalação de uma nova grua em Iquique. O governo chileno não detalhou os valores totais dos investimentos, mas mencionou aportes de 85 bilhões de pesos chilenos em um trecho crítico entre Tocopilla e Calama.
A implementação do corredor será um dos temas da visita oficial do presidente chileno, Gabriel Boric, ao Brasil em 21 de abril. Autoridades destacam que o projeto reforça a integração regional e a diversificação de alianças internacionais, em um contexto geopolítico complexo. Segundo o ministro da Economia do Chile, Nicolás Grau, a iniciativa é um “antigo desejo da região” e representa um passo concreto para o desenvolvimento logístico e comercial da América do Sul.