O velório do papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira aos 88 anos, foi encerrado nesta sexta-feira (25) na basílica de São Pedro, em Roma. O evento atraiu líderes globais, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que prestaram suas homenagens ao pontífice. O caixão foi fechado em uma cerimônia privada após o término do velório público.
O enterro do papa está marcado para este sábado (26) na basílica de Santa Maria Maggiore, também em Roma. Francisco morreu após sofrer um acidente vascular cerebral e complicações cardíacas, conforme divulgado pelo Vaticano. Em suas redes sociais, Lula destacou a “sabedoria, coragem e compaixão” do pontífice, expressando o sentimento compartilhado por muitos dos presentes.
As cerimônias marcam o fim de uma era para a Igreja Católica, com líderes mundiais e fiéis se despedindo de um papa que deixou um legado de diálogo e inclusão. As imagens do velório, incluindo momentos de reflexão de Macron e Meloni, foram divulgadas pela imprensa, capturando a solenidade do momento histórico.