O caixão do papa Francisco foi selado nesta sexta-feira (25.abr.2025) em uma cerimônia reservada a familiares e autoridades no Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O velório público, que começou na quarta-feira (23.abr), atraiu cerca de 250 mil fiéis para prestar homenagens ao pontífice, que faleceu na segunda-feira (21.abr) aos 88 anos, devido a insuficiência cardíaca e um AVC. Francisco foi velado em um caixão simples de madeira, conforme seu desejo, vestindo uma casula vermelha e uma mitra branca, simbolizando humildade.
A cerimônia, presidida pelo cardeal Kevin Farrell, incluiu a leitura do Rogito, documento que resume a vida e o pontificado de Jorge Mario Bergoglio. Durante o ritual, o rosto do papa foi coberto com um pano de seda branca pelo arcebispo Diego Ravelli, enquanto Farrell aspergia água benta. Moedas e medalhas cunhadas durante seu papado foram colocadas no caixão, que foi selado com uma cruz, seu brasão e uma placa com suas datas importantes. O caixão interno de zinco recebeu os selos oficiais antes de ser depositado no externo de madeira.
O funeral está marcado para este sábado (26.abr), na Praça de São Pedro, com missa presidida por Farrell. Após a cerimônia, o corpo será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco será sepultado, tornando-se o primeiro papa em 147 anos a não ser enterrado no Vaticano. O local foi escolhido por ele em testamento, devido à sua devoção à imagem da Salus Populi Romani e sua ligação pessoal com o templo.