O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apontou um aumento de 12% nas matrículas do ensino médio integral em escolas públicas no Brasil, com um acréscimo de 163 mil alunos em relação a 2023. Atualmente, o país conta com 6,7 milhões de estudantes nessa etapa de ensino, muitos dos quais passam até nove horas e meia diárias nas instituições. No entanto, o estado de São Paulo registrou uma queda de 2% nas matrículas, com sete mil alunos a menos em 2024, totalizando 340 mil estudantes.
A região Nordeste continua liderando os índices de adesão ao ensino integral, com destaque para o Ceará, que apresentou um dos maiores crescimentos na modalidade. A tendência de expansão do ensino médio integral no país persiste há pelo menos cinco anos, reforçando a política de ampliação da jornada escolar. Enquanto isso, São Paulo contraria a média nacional, embora os dados incluam redes municipal, estadual e federal.
O levantamento também destacou iniciativas educacionais paralelas, como o Provão Paulista e o Enem 2025, além de celebrar o Dia Nacional da Biblioteca. Apesar do avanço geral, a queda em São Paulo levanta questões sobre os desafios locais na implementação do modelo integral, que visa melhorar a qualidade da educação básica no país.