A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu a implantação de um sistema de pré-tratamento auxiliar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canoinhas, no valor de R$ 180 mil. A obra permitirá receber resíduos de caminhões limpa-fossa, tanto da iniciativa privada quanto do Programa Esgotamento Sobre Rodas, reforçando a capacidade de tratamento da ETE e ampliando o saneamento em municípios menores da região. Segundo o chefe da Agência de Canoinhas, a adaptação otimizará o processo de tratamento, alinhando-se ao compromisso com a sustentabilidade ambiental.
O Programa Esgotamento Sobre Rodas, que já está em fase piloto em cidades como Descanso, Mondaí e Iporã do Oeste, visa expandir o saneamento básico em pequenos municípios sem a necessidade de obras de infraestrutura de alto custo, como redes coletoras ou grandes estações de tratamento. Em Canoinhas, o programa fará a coleta de lodo em cidades vizinhas, como Major Vieira e Bela Vista do Toldo, onde vistorias devem começar até o fim de abril. Caso as residências não estejam aptas para o serviço, a Casan orientará os moradores sobre regularizações e informará as prefeituras para as devidas adequações.
A iniciativa considera a realidade populacional de Santa Catarina, onde 140 dos 193 municípios atendidos pela Casan têm até 15 mil habitantes, tornando inviável a implantação de sistemas tradicionais de esgotamento sanitário. Para auxiliar na regularização, a companhia desenvolveu uma cartilha com soluções individuais de tratamento de esgoto, reforçando sua estratégia de ampliação do saneamento de forma economicamente viável e sustentável.