Um navio cargueiro de bandeira norueguesa transportando 900 veículos da montadora chinesa GWM atracou no porto de Vitória esta semana. O cargueiro, do tipo Ro-Ro, partiu de Xangai em 18 de março e trouxe modelos como o SUV Haval H6, um dos mais vendidos da marca no Brasil, e o utilitário off-road híbrido Tank 300, lançado recentemente no país. A GWM esclareceu que o navio é compartilhado com outras empresas e não é de uso exclusivo da marca.
No primeiro trimestre, a GWM registrou vendas de 5.767 unidades do Haval H6 no Brasil, superando modelos consolidados no mercado, como o Renault Duster. A montadora também confirmou que mantém os planos de inaugurar sua fábrica em Iracemápolis (SP) em meados deste ano. A unidade, adquirida da Mercedes-Benz em 2021, está em fase final de preparação e produzirá inicialmente o Haval H6, seguido por uma picape em uma segunda etapa.
Apesar das turbulências tarifárias decorrentes da guerra comercial iniciada pelo governo Trump, a GWM afirma que seu projeto no Brasil não foi impactado. O executivo Ricardo Bastos destacou que o governo brasileiro tem lidado bem com a situação, respeitando as regras definidas para o aumento gradual de impostos sobre veículos híbridos e elétricos. A indústria automotiva nacional, no entanto, pressiona por uma antecipação da alíquota de 35%, atualmente prevista apenas para meados de 2025.