A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira, 7, em todas as regiões do Brasil, exceto no Norte, onde será realizada no segundo semestre, período de maior circulação do vírus na área. Alguns municípios, como São Paulo, já começaram a imunização assim que receberam as doses, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, 35 milhões de doses estão disponíveis em UBSs e AMAs/UBSs Integradas, exclusivamente para grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde, professores e outros.
A meta é vacinar 90% do público-alvo, composto por 81,6 milhões de pessoas. Quem não faz parte dos grupos prioritários pode procurar a rede privada ou aguardar a liberação de doses remanescentes na rede pública após a conclusão da campanha. O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses, com investimento de R$ 1,3 bilhão, sendo 67,6 milhões destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste neste semestre, e 5,9 milhões para o Norte no segundo semestre.
A estratégia vacinal foi ajustada para coincidir com os períodos de maior circulação do vírus em cada região. Enquanto no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste o pico ocorre entre abril e junho, no Norte a vacinação será entre setembro e novembro, durante o Inverno Amazônico. O objetivo é garantir proteção no momento mais estratégico, integrando a campanha ao Calendário Nacional de Vacinação ao longo de todo o ano.