A equipe brasileira de tênis começou com resultados desfavoráveis na fase qualificatória da Billie Jean King Cup, competição considerada a Copa do Mundo feminina da modalidade. Nesta quinta-feira, em Ostrava, as tenistas Laura Pigossi e Beatriz Haddad Maia foram derrotadas nas partidas de simples contra as representantes da República Tcheca. Bia, atual número 17 do mundo, perdeu para Linda Nosková em sets diretos (6/4 e 6/0), repetindo uma sequência de sete derrotas consecutivas no circuito.
No primeiro jogo do dia, Laura Pigossi também não resistiu à checa Marie Bouzková, que venceu por 6/0 e 7/6 (7/4). A brasileira demonstrou reação no segundo set, mas não conseguiu fechar a parcial, cedendo no tie-break. As derrotas já garantem o revés do Brasil no confronto, mas as equipes ainda disputarão uma partida de duplas, válida por pontos no grupo.
A seleção brasileira retorna à quadra nesta sexta-feira para enfrentar a Espanha, que atuará sem sua principal tenista, Paula Badosa. O novo formato da Billie Jean King Cup, inspirado na Copa Davis, divide 18 equipes em seis grupos, com apenas os líderes avançando para a fase final em Shenzhen, na China. Anfitriãs e atual campeã, China e Itália já têm vagas garantidas.