O primeiro trimestre de 2025 marcou um crescimento significativo na abertura de novos CNPJs no Brasil, com mais de 1,4 milhão de registros até março. Dados divulgados pelo Sebrae revelam que os microempreendedores individuais (MEIs) representaram 78% do total, com um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2024. As micro e pequenas empresas (MPEs) também tiveram destaque, com crescimento de 28% no mesmo comparativo.
As regiões Sudeste, Sul e Nordeste concentraram a maior parte das novas aberturas, lideradas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estados como Ceará, Piauí e Amazonas apresentaram os maiores crescimentos percentuais. O setor de Serviços foi o mais representativo, seguido pelo Comércio e pela Indústria da Transformação, com destaque para atividades como transporte de carga, entregas e serviços de beleza entre os MEIs.
Entre as MPEs, os setores com maior número de registros foram saúde (exceto médicos e odontólogos), atenção ambulatorial e serviços administrativos. Os dados, baseados em informações da Receita Federal, refletem um cenário de fortalecimento do empreendedorismo no país, impulsionado principalmente por pequenos negócios e trabalhadores autônomos.