O Brasil foi eliminado das eliminatórias da Billie Jean King Cup, a Copa do Mundo de tênis feminino, após sofrer três derrotas consecutivas contra a Espanha nesta sexta-feira (11). As brasileiras Laura Pigossi e Beatriz Haddad Maia perderam suas partidas de simples, enquanto a dupla Pigossi e Luisa Stefani foi superada no jogo de duplas. No dia anterior, a equipe já havia sido derrotada pela anfitriã República Tcheca por 2 a 1, deixando o time em último lugar no Grupo B, com apenas uma vitória em seis jogos.
A eliminação impede o Brasil de disputar pela primeira vez as finais do torneio, marcadas para novembro em Shenzhen, China. Agora, a seleção terá de enfrentar os playoffs no fim do ano para tentar permanecer no qualifiers da edição de 2025. Além do Brasil, outras 12 equipes eliminadas nesta fase também disputarão a repescagem.
Destaque para a estreia da espanhola Jessica Bouzas Maneiro, que derrotou Haddad Maia em três sets, e para a vitória da nova capitã da Espanha, Carla Suárez Navarro, em sua primeira partida no comando da equipe. O torneio segue com as seis primeiras colocadas de cada grupo avançando para as finais, onde se juntarão à atual campeã Itália e à China, país-sede.