O Banco Central divulgou suas prioridades regulatórias para 2025 e 2026, destacando avanços no Pix e no uso de inteligência artificial no sistema financeiro. No caso do Pix, as medidas incluem padronizar pagamentos por aproximação, discutir o uso do sistema como garantia em empréstimos e uniformizar o Pix Parcelado, com informações claras sobre juros e taxas. Além disso, o BC pretende finalizar as discussões sobre pagamentos por aproximação ainda em maio.
Sobre inovação, o foco está em open finance, ativos virtuais, tokenização e inteligência artificial, com o objetivo de garantir uso seguro e alinhado às regulamentações em debate no Congresso. O diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan, afirmou que a instituição acompanha os debates internacionais e nacionais para assegurar que o desenvolvimento tecnológico seja aplicado de forma adequada no setor financeiro.
Outras prioridades incluem revisão de normas para tarifas bancárias, critérios contábeis de sustentabilidade, transparência no crédito rural e ajustes no capital mínimo exigido para instituições financeiras. O BC também planeja simplificar processos cambiais e revisar a regulamentação do câmbio eletrônico, além de estudar medidas para prevenir fraudes e melhorar a movimentação de contas.