O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a criação de uma moeda comemorativa de R$ 1 em homenagem aos 60 anos do Banco Central (BC). A nova moeda, que terá livre circulação na economia, será lançada no segundo semestre deste ano. O BC informou que as imagens e detalhes do design só serão divulgados entre o final de julho e o início de agosto, mantendo suspense sobre o aspecto final da peça.
A celebração dos 60 anos do BC ocorreu em abril, com uma cerimônia que reuniu o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, além de nove ex-presidentes e autoridades como ministros e líderes do Congresso. A moeda comemorativa foi a única decisão tomada na reunião ordinária do CMN em abril, destacando a importância simbólica da data para a instituição financeira.
Enquanto aguarda mais detalhes sobre a moeda, o BC também segue avançando em outras iniciativas, como o Pix parcelado, previsto para setembro, e ajustes no sistema de pagamentos. A medida reforça o papel histórico do BC na economia brasileira, alinhando tradição e inovação.