Nos últimos 15 dias, a Comunidade Lava Pés, em Divinópolis, registrou uma série de ataques de cães a rebanhos, resultando na morte de pelo menos sete carneiros e ferimentos graves em outros quatro. Os animais apresentavam orelhas arrancadas e múltiplas mordidas pelo corpo. Este é o segundo incidente do tipo em pouco tempo, somando-se a mais de 50 animais mortos desde o início dos ataques. Dois cães foram apreendidos pelo Corpo de Bombeiros após um ataque anterior, mas, mesmo após serem devolvidos aos tutores, não há confirmação de que sejam os responsáveis pelos novos casos.
A Prefeitura local está em contato com moradores para mapear a população de animais na região e planejar ações de castração e microchipagem, principalmente para cães. Enquanto isso, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) fará uma avaliação da área e se reunirá com a comunidade no dia 26 de abril para discutir medidas preventivas.
Os produtores rurais da região estão alarmados com os prejuízos e a violência dos ataques, que têm se repetido sem solução imediata. Autoridades reforçam a necessidade de responsabilização dos tutores e de estratégias de controle animal para evitar novos incidentes.