A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação da Semana Santa 2025, que ocorrerá entre o Domingo de Ramos (13 de abril) e o Domingo de Páscoa (20 de abril). As celebrações, presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques, incluem missas, procissões e ritos como a bênção dos ramos, a Missa do Crisma e o Tríduo Pascal. Destaques incluem a Procissão do Senhor Morto na Sexta-feira Santa e a Vigília Pascal no Sábado Santo, encerrando com a grande procissão luminosa “Teresina Ressuscita com Cristo” no Domingo da Ressurreição.
Para o padre José Nery, assessor eclesiástico da Arquidiocese, a Semana Santa é um momento de renovação da fé e intimidade com Deus, marcado pela reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ele destaca que as celebrações fortalecem a esperança e o amor, convidando os fiéis a viverem uma vida transformada pela luz da Páscoa.
Além das atividades litúrgicas, a programação inclui a Coleta Nacional da Solidariedade, que arrecada recursos para projetos sociais em comunidades vulneráveis. O padre Nery enfatiza o significado de cada ritual, como o lava-pés (símbolo de humildade) e a Eucaristia (celebração da presença de Cristo). A semana culmina com a missa de Páscoa no Parque Potycabana, reunindo fiéis em uma celebração de vida e renovação.