A chuva de meteoros Líridas, fenômeno anual que ocorre em meados de abril, terá visibilidade limitada ao interior de São Paulo neste ano. De acordo com a NASA, o pico do evento está previsto para os dias 21 e 22 de abril, com taxa média de 10 a 15 meteoros por hora, podendo chegar a até 100 em condições ideais. Os meteoros, fragmentos do cometa C/1861 Thatcher, são conhecidos por sua velocidade e brilho, ocasionalmente produzindo clarões chamados de “bolas de fogo”.
No Brasil, a observação do fenômeno será possível graças a um evento organizado em parceria com o Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru e o Museu do Café de Piratininga. A programação, marcada para o sábado (19), inclui atividades como observação telescópica, palestras com especialistas, trilha noturna e identificação de constelações. O local, uma fazenda afastada de centros urbanos, oferece condições ideais para apreciar o céu noturno.
Os ingressos para o evento variam entre R$ 12 (meia) e R$ 24 (inteira), com opção de acampamento por valores adicionais. A programação se estende até a madrugada, incluindo sessões de cinema, contação de histórias e exposição de astrofotografia. Mais informações podem ser obtidas através do link de inscrição ou por telefone.