Investidores estrangeiros estão atentos a dois principais aspectos no Brasil, segundo análise apresentada no Morning Call da XP. O primeiro é a sequência de políticas que o governo federal deve propor até as eleições, enquanto o segundo foca no bloco eleitoral, que já começa a se desenhar de forma antecipada. Há incertezas sobre como as candidaturas serão configuradas, especialmente no que diz respeito à oposição e sua possível fragmentação.
O governo tem direcionado esforços para impulsionar o consumo e a popularidade, com mudanças em ministérios e propostas como a isenção de imposto de renda para salários de até R$ 5 mil. Essa medida, apresentada no primeiro trimestre, deve avançar na tramitação, com a expectativa de instalação de uma comissão especial em breve. No entanto, as estratégias para lidar com o cenário eleitoral até 2026 são vistas como desafiadoras.
A antecipação do calendário político em comparação com 2018 e 2022 chama a atenção, já que o pleito ainda está distante. Os investidores buscam entender melhor as ações do governo e como elas podem influenciar a economia e o clima eleitoral nos próximos meses.