O Censipam, órgão vinculado ao Ministério da Defesa, assinou um acordo com a EDGE, grupo de tecnologia dos Emirados Árabes Unidos, para reforçar a segurança das comunicações no monitoramento da Amazônia Legal e da Amazônia Azul. O contrato, firmado nesta terça-feira (1º.abr.2025), consolida um processo iniciado em 2023, quando o Censipam e a empresa brasileira SIATT, parceira da EDGE, firmaram uma Carta de Intenções para aquisição de soluções de criptografia.
A tecnologia adquirida inclui smartphones KATIM X3M, dispositivos de gateway modelo 9001R, link SATCOM e software de comando e controle desenvolvido pela SIATT. Além disso, serão utilizados rádios fornecidos pela Imbel, empresa brasileira especializada em material bélico, garantindo uma infraestrutura robusta e segura para as operações.
O acordo visa modernizar e ampliar a capacidade de vigilância nas regiões estratégicas, combinando expertise internacional com tecnologia nacional. A iniciativa reforça a proteção de áreas sensíveis, como a floresta amazônica e o território marítimo brasileiro, sem expor detalhes sensíveis ou indivíduos envolvidos.