Os acionistas da Eletrobras elegeram nesta terça-feira, 29, cinco membros para o Conselho de Administração da empresa, todos indicados pela administração. A sexta vaga do órgão está em disputa entre candidatos apoiados por minoritários e um indicado pela gestão atual. Entre os nomes concorrentes estão Daniel Alves Ferreira, representante da administração, e Marcelo Gasparino, Juca Abdalla e Afonso Santos, indicados por acionistas minoritários.
Os eleitos para as cinco primeiras vagas foram Vicente Falconi, Ana Matte, Felipe Dias, Marisete Pereira e Carlos Márcio Ferreira. Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), também foi aprovada a dispensa para que Juca Abdalla, um dos maiores acionistas individuais da empresa, possa acumular o cargo no Conselho da Eletrobras com sua posição na Petrobras, caso seja eleito.
A disputa pela última vaga ocorre após Marcelo Gasparino, anteriormente no Conselho da Petrobras, renunciar ao cargo na petroleira em fevereiro, citando possível conflito de interesses devido a mudanças no estatuto da Eletrobras. Gasparino integrava o conselho fiscal da Petrobras desde 2019 e o de administração desde 2021, com mandato previsto até 2026. A votação para a sexta cadeira ainda está em andamento.