Nos três primeiros meses deste ano, 30 acidentes envolvendo colisões contra postes da rede elétrica afetaram mais de 5 mil clientes da concessionária Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente (SP). As interrupções no fornecimento de energia foram temporárias, mas em alguns casos os reparos demandaram mais tempo devido à complexidade dos danos. A empresa destacou que, embora seu sistema possua tecnologia para restabelecer o serviço rapidamente, situações mais graves exigem que os trabalhos sejam feitos com a rede desligada por questões de segurança.
Além dos prejuízos ao abastecimento, a Energisa alertou para os riscos à segurança, principalmente o perigo de choque elétrico quando há rompimento de cabos ou queda de postes sobre veículos. A empresa orientou que, em caso de acidente, motoristas e passageiros permaneçam dentro do carro sem tocar em partes metálicas, enquanto pedestres devem evitar se aproximar ou tentar socorrer sem assistência especializada. Apesar dos mecanismos de proteção da rede, a concessionária reforçou a importância de não subestimar os riscos em colisões.
Em situações como essas, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800-701-0326) para garantir um resgate seguro. A empresa também ressaltou a necessidade de evitar gravar imagens ou interferir no local sem os devidos cuidados, priorizando a segurança de todos os envolvidos.