Melhoria na mobilidade no trânsito, já perceptível pelos goianienses, é resultado de ações efetivas empreendias pelo prefeito, como a implantação da direita livre, permissão de uso de faixas de ônibus por motociclistas, desobstrução de vias para liberação da terceira faixa e criação do Centro de Controle Operacional
Em 100 dias de gestão, o prefeito Sandro Mabel implantou programas que impactam positivamente na mobilidade urbana, com a execução de ações importantes para a melhoria da fluidez do trânsito em Goiânia. Nesse período, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), executou projetos como a liberação dos corredores de ônibus para motociclistas, direita livre e criação de um moderno Centro de Controle Operacional, que busca ampliar a segurança e a mobilidade na capital.
O balanço das primeiras ações da gestão também inclui ajustes em semáforos, ampliação da sinalização e melhorias estruturais em pontos críticos da cidade, o anúncio da metronização do BRT e a assinatura de acordos para modernizar o trânsito e reduzir custos, por meio de termo de cooperação com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que também prevê mudanças no processamento de multas, que trará uma economia de mais de R$ 50 milhões em quatro anos.
A atuação da prefeitura, por meio da SET, representa, conforme Mabel, uma estratégia essencial para promover melhorias imediatas e sustentáveis na mobilidade de Goiânia, que registrou aumento de até 40% nos tempos de deslocamento nos últimos 10 anos. Os acordos buscam reverter esse cenário, com iniciativas como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê medidas concretas para priorizar o transporte coletivo e reduzir os congestionamentos.
Mabel assegura que em dois anos de gestão, a capital contará com um trânsito muito melhor. “Executaremos mudanças em dez corredores somente neste primeiro semestre. E, no total, serão 26 trechos com melhorias para fazer o trânsito fluir e aumentar a velocidade dos veículos do transporte público e em geral, em até 40%”, pontua. “Estamos determinados a fazer o trânsito como um todo e, principalmente, o transporte coletivo andar, com ônibus modernos, frota renovada e velocidade para atrair as pessoas, inclusive com ônibus menores para fazer a circulação nos bairros”, pontua, destacando que as intervenções possibilitam uma melhor fluidez de veículos, refletem positivamente no transporte público e trazem segurança a motoristas e pedestres.
A primeira intervenção conduzida pelo prefeito foi realizada em 2 de janeiro, com o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, processo que marcou o início de um conjunto de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses. “Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, afirma o prefeito.
Ao longo do corredor Jamel Cecílio e da Avenida 136, a SET instalou 180 placas de proibido parar e estacionar, ação que faz da iniciativa de desobstrução de vias arteriais e readequação da sinalização viária da capital, com objetivo de reduzir congestionamentos, minimizar conflitos no trânsito e diminuir o tempo de deslocamento da população.
O processo de desobstrução de corredores prioritários inclui as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10, com vistas a reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente. A intervenção contempla implantação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação dos tempos semafóricos, remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões, restrição de estacionamentos sinalização para conversões livres à direita e modernização da sinalização horizontal e vertical.
No sexto dia de gestão, Sandro Mabel começou a liberar corredores exclusivos de ônibus para motociclistas, em ato realizado no início da Avenida 85, no Setor Serrinha. A ação, de acordo com o prefeito, estabelece regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. A entrada nos corredores só é permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos.
A adoção da medida foi embasada em pesquisa que levantou dados sobre acidentes em corredores de ônibus. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito é a pasta responsável por acompanhar o impacto da intervenção, incluindo o levantamento de eventuais acidentes, para avaliação de possíveis aprimoramentos. Titular da SET, Tarcísio Abreu pontua que a legislação de trânsito não foi alterada, apenas foi concedida a permissão para circulação de motociclistas nos corredores de ônibus. “O que queremos é garantir a segurança e a fluidez do trânsito”, afirma.
Logo depois, a SET começou a instalar novos controladores de velocidade e de semáforos. A secretaria contabiliza a instalação de 37 radares para a fiscalização e 12 câmeras PTZ. Até o final de abril, contará com mais 65 radares e 24 novas câmeras em pleno funcionamento. Há também o planejamento para mais 30 novos radares e 32 câmeras PTZ.
Direita livre
O projeto Direita Livre, que permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, já é uma realidade no trânsito de Goiânia, que resulta em maior fluidez aos veículos. Já foram entregues 56 pontos e outros 15 estão em estudo. Ao mesmo tempo, a SET já realizou 58 ações educativas nos cruzamentos que foram liberados, conversando com os motoristas, orientando e entregando panfletos com informações.
“Tudo isso faz parte de uma série de melhorias que vamos colocar para funcionar. Temos um estudo de fluxo com simuladores, um time de engenheiros que se debruçam em soluções para a cidade”, explica o prefeito, ao frisar que segue motivado para trazer resultados rápidos para a população. “Teremos um salto de qualidade”, destaca.
Como parte da modernização do sistema viário da capital, Mabel anunciou, em 24 de janeiro, modelo que consiste em sincronização para que os semáforos da capital estejam sempre livres para as linhas de ônibus do sistema BRT Norte/Sul e BRT Leste/Oeste. A estratégia reduzirá o tempo de espera dos passageiros em até 30%. “Com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano, teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, sustenta Mabel.
Nova Mobilidade
Obra integrante do Plano Nova Mobilidade, a prefeitura avança na implantação da terceira faixa em toda a extensão da Avenida Castelo Branco. As ações da SET incluem a sinalização de mais de 500 vagas de estacionamento nos arredores da via; ampliação da capacidade viária, com a abertura de uma terceira faixa entre a Praça Ciro Lisita e a Praça Valter Santos, por meio da retirada de parte do canteiro central; construção de um novo acesso que permitirá conversão à esquerda na Marginal Cascavel para quem trafega pela Castelo Branco no sentido Padre Pelágio; sincronização dos semáforos ao longo do corredor formado pelas Avenidas Mutirão e Castelo Branco, reduzindo o tempo de espera nos cruzamentos; e reprogramação do semáforo de três tempos no cruzamento da Castelo Branco com a Rua Jaraguá, onde a conversão à esquerda será proibida em ambos os sentidos, garantindo maior fluidez no tráfego.
Além da nova faixa, a SET implantará a sincronização semafórica, conhecida como onda verde, para garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo paradas ao longo do percurso. “Isso representa um grande avanço para a cidade. Teremos um trânsito mais organizado e ágil para quem circula pela região”, explica o secretário Tarcísio Abreu.
De cordo com a SET, de janeiro a março deste ano foram atendidos 108 bairros de Goiânia com sinalização viária implantada, totalizando quase 43 metros quadrados. Após quase um ano sem fiscalização, a SET voltou com o monitoramento por radares e câmeras nas ruas de Goiânia.
Em outra frente, o prefeito Sandro Mabel tomou a iniciativa de criar, por meio de decreto, o gabinete de crise para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, prevenir e mitigar os danos provocados pelas fortes chuvas. Cabe à Secretaria de Engenharia de Trânsito realizar o monitoramento da Marginal Botafogo de forma contínua, com papel no direcionamento e execução das ações que visam garantir a segurança da população em geral em momentos de chuvas fortes.
Ao longo da Marginal, foram instalados seis grandes pórticos que auxiliam na orientação viária dos motoristas, equipamento que também chegará ao Jardim Guanabara e o Alto da Glória, com essas placas que dão mais visibilidade e orientação às saídas de fluxo de trânsito.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia