A etapa de Peniche, em Portugal, do Campeonato Mundial de Surfe (WSL) foi marcada por intensas disputas no domingo (23), culminando na vitória de Yago Dora. O paranaense derrotou Ítalo Ferreira em uma final 100% brasileira, que se decidiu apenas após a última nota de Ítalo, que precisava de um 5.94 para ultrapassar Yago, mas obteve apenas 5.00. Com isso, Yago garantiu a vitória com um total de 13.37 contra 12.43, conquistando seu segundo título no circuito mundial, o primeiro em 2023 tendo sido na etapa de Saquarema.
Com a vitória, Yago avançou 11 posições no ranking e ocupa agora o quarto lugar, com 15.010 pontos. Ítalo Ferreira, vencedor da etapa anterior em Abu Dhabi, segue na liderança do campeonato com 23.885 pontos. Outros dois brasileiros estão entre os 10 primeiros do ranking: Filipe Toledo (nono) e Miguel Pupo (décimo), apesar de Filipe ter sido eliminado nas quartas de final em Peniche.
No circuito feminino, Caroline Marks, dos Estados Unidos, foi a campeã da etapa, derrotando Gabriela Bryan, do Havai, na final. As brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva não conseguiram avançar para as disputas deste domingo, ocupando atualmente as 17ª e 14ª posições, respectivamente, no ranking da temporada. Caitlin Simmers, também dos Estados Unidos, é a líder do circuito feminino. A próxima etapa do campeonato acontecerá em El Salvador, entre os dias 1º e 11 de abril.