A votação do orçamento da União de 2025 na Comissão Mista de Orçamento (CMO), inicialmente marcada para quarta-feira (19), foi adiada para sexta-feira (21). O atraso é decorrente de uma série de ajustes solicitados pelo Ministério do Planejamento, que enviou diversos ofícios com sugestões de alterações no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O relator da proposta, Ângelo Coronel, aguarda mais informações do Executivo, incluindo um novo ofício do Banco Central relacionado ao Pix, para finalizar o texto.
O adiamento nas votações dentro da CMO pode impactar o cronograma de aprovação do orçamento no Congresso Nacional, que, devido à viagem dos presidentes da Câmara e do Senado ao Japão, poderá ser prorrogado para abril. Embora o governo tenha estabelecido um acordo para concluir a votação até o dia 28 de março, o relator acredita que o processo de aprovação no plenário da Câmara e do Senado só será concluído após o retorno dos líderes, em 30 de março.
O orçamento de 2025 deveria ter sido aprovado no final do ano passado, conforme estabelece a Constituição, mas a falta de consenso entre os parlamentares adiou a votação para 2025. A expectativa é que, após a conclusão da análise na CMO, a proposta seja finalmente discutida e votada nos plenários do Congresso, com a possibilidade de a votação final acontecer na primeira semana de abril.