A Volkswagen anunciou que concentrará sua estratégia de vendas para um carro elétrico de 20.000 €, que será lançado na Europa em 2027. O presidente da marca, Oliver Blume, ressaltou que, para alcançar esse preço, a montadora alemã precisará reduzir os custos das baterias. O novo modelo será o primeiro da marca a integrar software desenvolvido em parceria com a fabricante norte-americana Rivian, o que resultará em uma redução significativa no número de unidades de controle eletrônico e na fiação do veículo, tornando-o mais leve e facilitando a montagem.
Além desse modelo, a Volkswagen planeja lançar oito novos carros elétricos acessíveis até 2027, incluindo o ID.2, que chegará ao mercado com preço de 25.000 € ainda este ano. Embora o mercado europeu tenha poucos modelos de carros elétricos abaixo de 20.000 €, como o Dacia Spring e o Leapmotor T03, a previsão é que até 11 novos veículos com preços abaixo de 25.000 € sejam lançados na região em 2025, como o Renault R5, o Fiat Grand Panda e o Hyundai Inster.
Para financiar o desenvolvimento desses modelos mais baratos, a Volkswagen está cortando capacidade e custos em outras áreas, visando proteger sua participação no mercado diante da concorrência crescente, especialmente dos fabricantes chineses. A montadora também enfrentou negociações fracassadas com a Renault para desenvolver uma versão elétrica do Twingo, deixando a fabricante francesa a cargo do lançamento desse veículo em 2026.