Os vereadores de Limeira (SP) votam nesta quinta-feira (6) um projeto de lei que propõe a ampliação do período em que os semáforos da cidade permanecem com o sinal amarelo piscante. Atualmente, o horário de funcionamento do sinal intermitente é das 0h às 5h, sem que haja aplicação de multas para avanço de sinal nesse período. O novo projeto prevê que o sinal piscante passe a ser ativado das 22h às 5h, com exceção dos semáforos da região central, que teriam o horário alterado para das 23h às 5h.
A medida tem como objetivo aumentar a segurança dos motoristas durante a noite, prevenindo crimes como assaltos em locais de parada, principalmente nas áreas mais vulneráveis da cidade. O projeto, de autoria do vereador Nilton Santos (Republicanos), visa ajustar a legislação vigente às novas orientações das forças de segurança municipais, que, em conjunto com o prefeito, buscaram alternativas para combater a criminalidade.
Em 2023, a prefeitura já havia adotado uma ampliação temporária do horário do sinal amarelo piscante, mas de forma excepcional e com base em estudos técnicos. O novo projeto de lei, caso aprovado, visa tornar essa ampliação definitiva, com o objetivo de melhorar tanto a segurança quanto a fluidez do trânsito na cidade.