As vendas no varejo em fevereiro caíram 0,9% em comparação com janeiro e 1% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da empresa de meios de pagamento Stone. Apesar de o mercado de trabalho continuar aquecido, sinais claros de desaceleração econômica se tornaram mais evidentes, com destaque para o aumento do desemprego, a desaceleração na criação de novos postos de trabalho e o aumento nos preços dos alimentos. Esse contexto geral reflete um enfraquecimento na economia brasileira, segundo o economista Matheus Calvelli, da Stone.
Em relação aos segmentos do varejo, a análise mensal mostrou que apenas dois setores apresentaram crescimento: Material de Construção (0,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (0,2%). Por outro lado, cinco segmentos registraram quedas, como Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-5,9%), Hipermercados e Supermercados (-2,6%), Combustíveis e Lubrificantes (-1,9%), Artigos Farmacêuticos (-1,5%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,7%). O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados permaneceu estável.
No comparativo anual, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve o melhor desempenho, com alta de 4,1%, seguido por Material de Construção, que cresceu 2,5%. Por outro lado, setores como Livros e Papelaria (-7,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%) apresentaram quedas expressivas. O comércio digital, por sua vez, teve um desempenho mais positivo, com alta de 0,4% em fevereiro em relação ao mês anterior e crescimento de 10,8% em relação ao ano passado, enquanto o varejo físico registrou uma queda de 1,6% mensal e 3,7% anual.