Durante o período de carnaval, quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) em Rio Branco estão oferecendo atendimento médico das 7h às 17h até a quarta-feira de cinzas (5). O objetivo dessa ampliação é atender casos menos graves e evitar a sobrecarga nos serviços de emergência. As unidades de pronto atendimento (UPAs) e o pronto-socorro seguem funcionando normalmente.
O atendimento nas Uraps é direcionado principalmente a casos de síndromes gripais, dengue e Covid-19, além de consultas médicas, de enfermagem e coleta de exames laboratoriais, como hemograma e testes rápidos de dengue e Covid-19. Segundo informações de profissionais da saúde, a procura por atendimento aumentou significativamente na segunda-feira (3), especialmente para casos relacionados a Covid-19 e dengue, em comparação ao sábado (1º), quando a demanda foi mais baixa.
Além de reforçar o atendimento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Prefeitura de Rio Branco enfatizam a importância da vacinação, especialmente contra a Covid-19, como medida preventiva para evitar o aumento de doenças respiratórias e arboviroses após o carnaval. As autoridades alertam que crianças de 10 a 14 anos também devem ser vacinadas, e que o período chuvoso pode agravar os quadros de síndromes gripais, reforçando a importância da prevenção.