O chefe de comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, anunciou que pretende iniciar conversações com autoridades norte-americanas após a imposição, na quarta-feira (12), de tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio pelos Estados Unidos. A medida gerou reações de retaliação por parte da União Europeia, que já havia enfrentado tensões comerciais com os EUA em temas semelhantes no passado.
Após o anúncio das novas tarifas, o comissário Sefcovic entrou em contato com seus pares norte-americanos para discutir as implicações das medidas. De acordo com a Comissão Europeia, as ligações estão sendo organizadas para facilitar esse diálogo. A iniciativa busca evitar o agravamento das tensões e buscar soluções para o impasse comercial.
A imposição das tarifas pelos EUA ocorre em meio a uma série de disputas comerciais globais envolvendo produtos industriais, como aço e alumínio. A situação também levanta questões sobre as relações comerciais entre as potências econômicas, com possíveis reflexos no comércio global, especialmente para países como o Brasil, que também está atento às movimentações de retaliação.