Na tarde de segunda-feira (3), quatro turistas que realizavam a Trilha da Capela, no Morro Dois Irmãos, em Monte Santo de Minas (MG), foram atacados por um enxame agressivo de abelhas europa-africanizadas. Os turistas, que já estavam próximos à capela, conseguiram se abrigar no local, vedando as frestas com roupas enquanto aguardavam o resgate. A operação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso, que usou equipamentos de proteção, primeiros socorros e dispositivos para dispersar as abelhas.
Durante o resgate, os militares encontraram os turistas em estado de apreensão. O grupo era composto por dois adultos e duas crianças. Ao descer a trilha de difícil acesso, os bombeiros enfrentaram um novo ataque ainda mais agressivo. Durante a operação, um dos bombeiros se ofereceu para servir de isca, atraindo as abelhas enquanto o outro conduzia os turistas em segurança. O bombeiro que ficou no centro do ataque sofreu mais de 40 picadas, mas recebeu atendimento médico e não corre risco.
A operação durou cerca de três horas e, felizmente, os turistas foram resgatados sem ferimentos graves. O Corpo de Bombeiros alertou para os riscos que a região oferece devido aos enxames de abelhas, destacando o difícil acesso à área como um fator que pode agravar a situação em casos semelhantes.