O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os esforços para evitar uma nova escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia estão, em grande parte, sob controle. Em entrevista a Clay Travis, fundador do site Outkick, a bordo do Air Force One, Trump destacou que uma boa relação com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, além de discussões racionais, são fundamentais para alcançar o fim da guerra.
Na semana anterior, Trump realizou conversas separadas com os líderes dos dois países com o objetivo de promover a paz. Embora não tenha conseguido estabelecer um cessar-fogo de 30 dias como desejado, as negociações resultaram em um acordo importante: Putin aceitou suspender ataques às infraestruturas energéticas por um mês, como uma forma de aliviar o impacto sobre os civis e permitir a reconstrução do setor.
O cessar-fogo temporário foi anunciado pela Casa Branca como um primeiro passo para o fim do conflito, iniciado em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. De acordo com o comunicado do governo norte-americano, a medida visa também a redução dos danos causados às populações afetadas pela guerra.