O presidente dos Estados Unidos afirmou que imporá tarifas de 25% a 50% sobre o petróleo russo caso o país interfira nos esforços para encerrar a guerra na Ucrânia. Em entrevista à NBC News, ele expressou irritação com críticas recentes ao líder ucraniano e destacou que, se um acordo de paz não for alcançado por culpa da Rússia, medidas econômicas serão tomadas. Além disso, reforçou que qualquer nação que compre petróleo russo poderá enfrentar restrições comerciais com os EUA.
O líder russo, por sua vez, propôs a criação de uma administração de transição na Ucrânia, sob mediação da ONU, para organizar eleições e estabelecer um governo “competente” antes de negociar a paz. O presidente americano respondeu que mantém um relacionamento com o líder russo, mas que sua paciência tem limites. Ele também criticou o atual governo ucraniano, sugerindo que novas eleições seriam necessárias.
Enquanto isso, autoridades americanas pressionam a Ucrânia a aceitar um acordo sobre minerais estratégicos, que envolveria a renda de recursos naturais do país. O líder ucraniano afirmou que o texto precisa ser revisado por advogados antes de qualquer decisão. O presidente dos EUA ainda descartou a possibilidade de a Ucrânia ingressar na Otan no futuro próximo, aumentando as tensões diplomáticas em meio ao conflito.