O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira, 4, que pretende encerrar a guerra na Ucrânia e destacou os custos financeiros do conflito. Segundo Trump, os Estados Unidos gastaram cerca de US$ 350 bilhões, enquanto os países europeus destinaram US$ 100 bilhões ao enfrentamento da crise. Ele afirmou que tanto os Estados Unidos quanto a Europa têm investido grandes quantias sem resultados satisfatórios, indicando que é hora de buscar uma solução para a situação.
Trump também mencionou que recebeu uma carta do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, em que o líder ucraniano expressa o desejo de pôr fim à guerra. Em seu discurso no Congresso dos Estados Unidos, Trump afirmou ter recebido sinais de que a Rússia também estaria disposta a negociar pela paz, sugerindo que há uma oportunidade para um desfecho positivo para o conflito.
Com essas declarações, Trump reforçou sua posição de que a guerra deve ser concluída, apelando para a necessidade de paz e de um cessar-fogo imediato. Ao longo de seu discurso, ele enfatizou os custos humanos e econômicos da guerra, destacando que o momento de tomar ações concretas para encerrar o conflito chegou.