Três homens foram detidos no último domingo (2) em Benjamin Constant, no Amazonas, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em ataques a embarcações na região do Alto Solimões. Durante a operação, as autoridades encontraram com os suspeitos armas, munições, um drone e documentos de nacionalidades brasileira e peruana. A prisão aconteceu após uma perseguição, quando os homens foram avistados consumindo entorpecentes e fugiram ao notar a presença policial.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi acionada para apoiar a busca por um dos suspeitos em uma área de mata, sendo que, ao serem abordados, alguns homens tentaram fugir e resistiram à prisão. Durante o confronto, dois suspeitos morreram após troca de tiros com a polícia. Eles haviam disparado contra os agentes, que revidaram a agressão. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) socorreu os feridos, mas ambos não resistiram aos ferimentos.
Na residência onde o grupo estava alojado, os policiais apreenderam uma pistola de 9 milímetros, munições, rádios transmissores, celulares, documentos de identidade, entorpecentes, entre outros materiais, incluindo uma antena de internet e algemas plásticas. Os três suspeitos foram levados para a delegacia e estão à disposição da Justiça, sendo um deles alvo de mandado de prisão.