A Transpetro anunciou a contratação de nove navios de posicionamento dinâmico de alta tecnologia, destinados ao transporte de óleo produzido nas plataformas de alto-mar para terminais terrestres. As embarcações, da classe Suezmax DP2, têm capacidade de até 150 mil toneladas de porte bruto cada uma. A aquisição faz parte de um plano de renovação gradual da frota, que visa atender às crescentes demandas do mercado.
Atualmente, a frota da Transpetro conta com sete navios aliviadores de posicionamento dinâmico, com uma capacidade total de 700 mil toneladas. A renovação dos navios permitirá que a capacidade de alívio das plataformas do Sistema Petrobras aumente substancialmente, podendo chegar a 1,35 milhão de toneladas até 2028. A modernização também busca aumentar a eficiência energética, com a adoção de tecnologias como motores de baixa emissão de NOx e sistemas para utilização de combustíveis alternativos.
O fornecimento das novas embarcações ficará a cargo do grupo Tsakos, que usará o estaleiro Samsung, na Coreia do Sul, para sua construção. A entrega das duas primeiras embarcações ocorrerá em 2027, com as demais sendo entregues até 2028. O contrato de afretamento dos navios, com valor estimado em US$ 2 bilhões, terá duração de 15 anos e inclui inovações que permitirão uma redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa.