Com o encerramento do Carnaval na Quarta-feira de Cinzas, começa o período da Quaresma para os cristãos, uma época de penitência e preparação para a Páscoa, com 40 dias de reflexão e práticas como jejuns e oração. A Quaresma remonta aos primeiros séculos do Cristianismo e faz referência aos 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto. Durante esse período, os fiéis são incentivados a refletir sobre a fé e o arrependimento, além de se prepararem espiritualmente para a celebração da Páscoa.
A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. A campanha visa sensibilizar os fiéis para a importância da preservação ambiental e propõe uma mudança de atitudes em relação à crise ecológica. O papa Francisco, em sua mensagem, destaca a urgência de ações concretas para combater a exploração da natureza e preservar a criação divina, enfatizando o compromisso da Igreja com a sustentabilidade e a contribuição para a COP30, que ocorrerá em Belém no Pará.
Embora a Quarta-feira de Cinzas não seja um feriado oficial, muitas empresas e instituições funcionam em horários reduzidos, com serviços públicos e agências bancárias atendendo a partir do meio-dia. A data também é marcada pela tradicional benção das cinzas nas missas, onde os fiéis recebem uma cruz de cinzas como sinal de penitência. A Quaresma de 2025 irá até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa, e segue com o tríduo pascal, que culmina na Páscoa.