Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região próxima a Tonga, no Pacífico, na madrugada de segunda-feira (horário local). O epicentro foi localizado a cerca de 100 quilômetros a nordeste da ilha principal, Tongatapu, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Inicialmente, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta sobre possíveis ondas perigosas, mas a ameaça foi descartada horas depois.
Sirenes de tsunami foram acionadas após o tremor, que ocorreu às 1h18, alertando os moradores para se deslocarem para áreas mais altas. De acordo com o site Talanoa, os residentes do arquipélago de Haapai agiram com calma ao seguir as orientações. Até o momento, não há registros de danos ou vítimas. A rápida resposta das autoridades e a conscientização da população ajudaram a evitar maiores preocupações.
Tonga, um país polinésio composto por 171 ilhas e com pouco mais de 100 mil habitantes, está localizado a mais de 3,5 mil quilômetros da costa leste da Austrália. A região é frequentemente afetada por atividade sísmica, mas eventos de grande magnitude são menos comuns. O monitoramento contínuo de agências internacionais garantiu que a situação fosse controlada sem maiores consequências.