Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e Tailândia nesta sexta-feira, 28, causando o desabamento de um edifício de 33 andares em construção em Bangcoc. Pelo menos três pessoas morreram no local, e 90 estavam desaparecidas, segundo o ministro da Defesa tailandês. Sete vítimas já haviam sido resgatadas, conforme relatos de socorristas. O prédio, construído por uma empresa chinesa para o governo tailandês, colapsou com uma grua no topo, e dois trabalhadores morreram devido a escombros.
O tremor, superficial e a 10 km de profundidade, levou a prefeitura de Bangcoc a declarar a cidade como área de desastre. Moradores foram orientados a permanecer ao ar livre devido ao risco de réplicas, incluindo um tremor secundário de magnitude 6,4. O epicentro foi próximo a Mandalay, em Mianmar, onde edifícios históricos, como um mosteiro e o antigo palácio real, foram danificados. Uma ponte de 90 anos e estradas importantes também sofreram impactos.
O governo militar de Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões, incluindo a capital Naypyitaw e Mandalay. Hospitais nas áreas mais afetadas relataram alta demanda por sangue. Enquanto isso, as autoridades tailandesas continuam os esforços de resgate, sem fornecer detalhes adicionais sobre as operações. A região metropolitana de Bangcoc, com mais de 17 milhões de habitantes, permanece em alerta.