A imposição de uma tarifa de 25% sobre veículos importados e peças automotivas pelos Estados Unidos, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, pode aumentar significativamente o preço médio dos carros novos no país. Analistas da Cox Automotive projetam que o custo dos veículos subirá até 20%, com alguns modelos podendo ficar até US$ 10 mil mais caros. A medida, que entra em vigor em 2 de abril, também afetará montadoras que dependem de produção no Canadá e no México, como BMW, General Motors e Nissan, desestabilizando potencialmente o setor automotivo norte-americano.
Empresas como Ford e Tesla podem sentir impactos distintos: enquanto a Ford, com 80% de sua produção nos EUA, teria aumentos menores, a Tesla, embora fabrique localmente, ainda enfrentará custos extras devido a peças importadas, como baterias da China. Trump defende que as tarifas trarão empregos de volta ao país, mas executivos do setor alertam para riscos de caos e custos elevados, semelhantes a experiências passadas.
A incerteza econômica gerada pela medida já levou à revisão das projeções de vendas de veículos novos para 2025, que caíram de 16,3 milhões para 15,6 milhões. Com cerca de 22% dos carros vendidos nos EUA sendo importados do Canadá e do México, consumidores podem enfrentar preços mais altos não apenas em automóveis, mas também em produtos como gasolina e madeira, devido a tarifas recíprocas. O cenário coloca em xeque o equilíbrio entre protecionismo e acessibilidade no mercado automotivo.