Dois homens foram detidos na Vila de Oiticica, em Ibaretama, no interior do Ceará, após serem investigados por aplicar golpes online com um perfil falso no Instagram, onde simulavam a venda de celulares. As vítimas, ao entrarem em contato com os golpistas, realizavam pagamentos via Pix por preços promocionais, mas não recebiam os produtos. Durante as negociações, os suspeitos ainda solicitavam pagamentos adicionais sob a justificativa de taxas de entrega, mas as vítimas nunca recebiam os aparelhos prometidos.
A investigação, conduzida pela Delegacia Municipal de Quixadá, revelou que os golpistas haviam lesado pessoas em diferentes estados, como Bahia, Piauí e São Paulo. Durante a execução de mandados de busca e apreensão, foi possível verificar que o principal suspeito tinha cometido crimes contra as vítimas pouco antes da operação policial. Além disso, o celular do investigado revelou evidências de diversos outros golpes realizados nos dias anteriores.
Em depoimento, um dos suspeitos admitiu que estava praticando o crime há aproximadamente um ano e meio, sendo responsável pelas negociações. O outro envolvido era responsável por emprestar a conta bancária para receber os pagamentos das vítimas, ficando com uma porcentagem do valor. Ambos foram autuados por estelionato e seguem sob investigação.