O Exército sudanês anunciou a retomada do aeroporto de Cartum e outras áreas estratégicas da capital, após expulsar as Forças de Apoio Rápido (FAR) desses locais. De acordo com um porta-voz militar, as tropas assumiram o controle total do aeroporto internacional, que era usado pelos paramilitares desde o início do conflito, em abril de 2023. Além disso, o Exército cercou a região de Jebel Awliya, último grande reduto das FAR em Cartum, e controla ambas as extremidades da ponte Manshiya, limitando as opções de retirada dos adversários.
A guerra civil, que já dura quase dois anos, opõe o Exército sudanês às FAR e deixou dezenas de milhares de mortos, segundo a ONU. O conflito também deslocou mais de 12 milhões de pessoas e aprofundou a crise humanitária no país. Enquanto o Exército mantém o controle do leste e do norte, as FAR dominam grande parte de Darfur, no oeste, e regiões do sul, fragmentando ainda mais o território sudanês.
Moradores de Cartum comemoraram a retirada dos paramilitares, visível em imagens compartilhadas nas redes sociais. A retomada do palácio presidencial na semana passada e a recente avanço militar sugerem uma mudança no cenário do conflito, mas a situação permanece instável. A comunidade internacional segue acompanhando os desdobramentos, diante do agravamento da crise e da divisão do país.