A Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec) de Sorocaba suspendeu, por tempo indeterminado, as aulas e eventos do Instituto Municipal de Música (IMM) devido à falta de um convênio renovado com a Prefeitura. A medida afeta cerca de 750 pessoas, incluindo alunos e membros de grupos musicais e culturais, e também compromete a continuidade das atividades da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. A Fundec explicou que o termo de colaboração anterior expirou em dezembro de 2024 e, enquanto não for formalizada a renovação do convênio, está impossibilitada de seguir com os planos previstos.
O impacto gerado pela suspensão é motivo de preocupação entre os alunos e familiares, que temem a interrupção de apresentações, como os concertos de formatura dos alunos do IMM. Para muitos, as atividades na instituição representam uma parte fundamental do desenvolvimento cultural e educacional. A situação também afeta a oferta de aulas de música e outras atividades artísticas que, até o momento, permanecem paralisadas.
A Prefeitura de Sorocaba afirmou que a situação é apenas uma questão técnica relacionada à análise jurídica do novo contrato, que precisa ser ajustado para atender à Lei Federal 13019/2014. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), as tratativas de renovação do contrato foram iniciadas no final de 2024, mas ainda estão sendo resolvidas. A Prefeitura garantiu que está trabalhando para normalizar as atividades, e destacou que eventos de outros organizadores no local serão mantidos.