Cerca de 1,5 tonelada de soja produzida em Macaé está sendo transportada para o Porto do Açu, em São João da Barra, de onde seguirá para a Rússia. A operação, realizada por 25 carretas, reforça a posição da cidade como maior produtora de grãos do estado do Rio de Janeiro e destaca seu papel na política nacional de exportação. A produção, armazenada na Fazenda Saudade do Grupo Primus Ipanema Agropecuária, também consolida Macaé como referência no cultivo de arroz, feijão e milho para o mercado interno.
A expectativa é ampliar a produção de soja na próxima safra, aumentando as exportações para países europeus. Enquanto isso, o cultivo de arroz, feijão e milho continua atendendo à demanda doméstica. O gerente administrativo do grupo destacou o potencial de crescimento, alinhando-se aos objetivos estratégicos do município e do governo federal.
A exportação ainda fortalece os planos de Macaé para receber a primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados, projeto incentivado pelo Plano Nacional de Fertilizantes. A iniciativa não só impulsiona a economia local, mas também consolida a região como um polo agrícola e logístico de relevância nacional.