Um sistema de tempestade que se desloca pelos Estados Unidos está afetando uma vasta área que se estende desde a fronteira com o Canadá até o Texas, impactando mais de 100 milhões de pessoas. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê ventos fortes, com rajadas que podem atingir até 130 km/h, e advertiu para os perigos de condições climáticas extremas na região.
Na sexta-feira, o sistema causou a virada de caminhões em rodovias e intensificou incêndios florestais no Texas e em Oklahoma. Em algumas áreas, as autoridades pediram evacuações, principalmente em pequenas cidades que se encontravam em risco devido ao avanço do clima severo. As autoridades locais também tomaram medidas de precaução para proteger a população, considerando a possibilidade de eventos climáticos mais graves.
Para o final de semana, o serviço meteorológico alertou para o risco de tornados, especialmente no Vale do Mississippi e no sul dos Estados Unidos. As previsões indicam que os impactos poderão se intensificar à medida que o sistema de tempestade avança, com possibilidade de mais danos às infraestruturas e risco para a segurança da população.