Em janeiro de 2025, o setor de serviços registrou uma queda de 0,2% em comparação com dezembro de 2024, considerado um desempenho estável. A retração foi atribuída principalmente ao desempenho negativo das atividades de transportes, especialmente no transporte de passageiros, que teve uma queda de 7,6%. Apesar disso, o setor apresentou uma alta de 1,6% em relação a janeiro de 2024, com um crescimento acumulado de 2,9% nos últimos 12 meses.
Dentro dos grupos analisados, três apresentaram recuo, com destaque para os serviços prestados às famílias, que caíram 2,4%. Já os setores de informação e comunicação, e outros serviços, mostraram crescimento de 2,3%. A atividade de turismo, por sua vez, sofreu uma queda expressiva de 6,4% em janeiro, marcando a maior retração desde 2021. Contudo, o turismo se mantém 3,5% acima dos níveis de janeiro de 2024.
O desempenho geral do setor de serviços tem mostrado uma desaceleração após um pico histórico em outubro de 2024, acumulando uma perda de 1,1% nos últimos três meses. Embora o setor opere perto de níveis recordes, a alta margem de comparação tem dificultado resultados mais positivos. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destaca que a inflação e a taxa de juros elevadas também influenciam as decisões de consumo das famílias, especialmente em relação aos gastos com serviços não essenciais.