A partir desta sexta-feira (28), trabalhadores que têm dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep podem solicitar o saque dos valores. O pagamento será feito inicialmente para quem protocolou o pedido até 28 de fevereiro, enquanto quem solicitar até segunda-feira (31) receberá em 25 de abril. Mais de 10 milhões de brasileiros têm cerca de R$ 26,3 bilhões guardados no fundo, com saldo médio de R$ 2,8 mil por pessoa, ajustado pela inflação.
Os interessados podem consultar se têm direito ao ressarcimento no site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS, usando o número do PIS/NIS, que pode ser encontrado no cartão cidadão, extrato do FGTS ou no Meu INSS. O pedido de saque pode ser feito em agências da Caixa ou via aplicativo, com documentos específicos para herdeiros em caso de falecimento do titular. Se não solicitado até setembro de 2028, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional sem possibilidade de resgate.
O antigo PIS/Pasep foi criado entre 1971 e 1988 para incrementar a renda de trabalhadores formais e servidores públicos, sendo substituído posteriormente pelo abono salarial atual. Em 2020, os recursos não sacados foram transferidos para o FGTS e, em 2023, para o Tesouro Nacional. O governo agora disponibiliza o resgate desses valores, diferenciando-os do abono salarial vigente, que segue regras específicas para pagamento anual.