A Prefeitura de São Paulo anunciou um esquema especial de trânsito e transporte público para o carnaval, visando garantir a fluidez e a segurança no deslocamento de 16 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão de turistas. A SPTrans ampliará a operação de transporte, com 1.300 linhas de ônibus, incluindo 150 delas funcionando durante a madrugada. Além disso, no domingo, o transporte será gratuito para os foliões, e duas linhas especiais para o Sambódromo estarão disponíveis com tarifa fixa de R$ 5.
Durante o feriado, também haverá alterações nas faixas exclusivas de ônibus e na Zona Azul de estacionamento. As faixas estarão liberadas para carros e motos na terça-feira (4), e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) será suspensa nos dias 3 e 4. O sistema Zona Azul será liberado na terça, exceto em locais com regras específicas para feriados, visando facilitar a circulação de veículos durante o período de festas.
As rodovias que conectam São Paulo ao Rio de Janeiro devem registrar grande aumento no fluxo de veículos, com mais de 1 milhão de carros, especialmente na Via Dutra. A concessionária CCR recomenda que motoristas evitem os horários de pico, como o sábado (1º), das 6h às 16h, e a terça-feira (4), das 11h às 18h, para evitar congestionamentos. Já no litoral paulista, a Ecovias anunciou um cronograma especial para o sistema Anchieta-Imigrantes, adaptando o tráfego de acordo com o fluxo de turistas.