No Dia Mundial do Rim, a Santa Casa de Maceió promoveu uma série de ações de prevenção e conscientização sobre a doença renal crônica (DRC). Realizadas tanto no hospital quanto em um evento público na Rua Fechada, Ponta Verde, essas atividades contaram com a realização de 200 exames gratuitos de dosagem de creatinina sérica para familiares de pacientes com DRC e colaboradores do hospital. Além disso, foram feitas aferições de pressão arterial e avaliação da glicemia, com orientações e encaminhamentos para acompanhamento médico, caso necessário.
A iniciativa teve como base as diretrizes da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que este ano trouxe o tema “Seus rins estão ok?”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença renal crônica afeta 10% da população mundial, sendo mais prevalente em pessoas com mais de 60 anos. No Brasil, a taxa de prevalência é de 6,7% entre adultos, o que reforça a importância de exames preventivos para o diagnóstico precoce e o controle da progressão da doença.
A doença renal crônica é muitas vezes assintomática nas fases iniciais, o que torna a detecção precoce fundamental para evitar complicações graves. Fatores como diabetes, hipertensão e histórico familiar de doenças renais são comuns entre os pacientes afetados. A Santa Casa de Maceió, que atende aproximadamente 150 pacientes em tratamento de hemodiálise, tem se destacado pelo seu trabalho na formação de novos profissionais, especialmente por meio da residência em Nefrologia, além de oferecer atendimento especializado à população alagoana.