A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização do creme dental Colgate Clean Mint no Brasil após relatos de reações adversas, como inchaço nos lábios, ardência e irritação na boca. A decisão foi tomada após a agência receber oito notificações, totalizando 13 eventos relacionados ao produto. A Colgate, que pode recorrer da medida, alterou recentemente a fórmula e o nome do item, que faz parte da linha Colgate Total 12.
Caso o consumidor encontre o produto ainda à venda, o Procon orienta que seja feita uma denúncia imediata pelo número 151, e não uma reclamação. O órgão fiscaliza os estabelecimentos e, se necessário, aplica sanções. Além disso, é importante divulgar a informação para evitar que outras pessoas adquiram o produto. O Procon já começou a alertar lojas para retirá-lo das prateleiras até que a Anvisa decida manter ou revogar a suspensão.
Se o consumidor já tiver comprado o item, o estabelecimento não é obrigado a aceitar a devolução ou oferecer reembolso, pois a responsabilidade é da indústria. No entanto, algumas lojas podem facilitar a troca ou devolução mediante apresentação da nota fiscal. A recomendação é aguardar o posicionamento final da Anvisa antes de tomar qualquer medida.