A NASA enviou robôs à Lua com a missão de buscar água e gelo no ponto mais distante ao sul do satélite. A missão é composta por dois equipamentos essenciais: uma broca robótica responsável por perfurar o solo lunar e um módulo de mapeamento, o Lunar Trailblazer, que irá criar mapas de alta resolução da distribuição de água na Lua. O objetivo é estudar o volume de água disponível, o que pode ser fundamental para futuras missões de exploração espacial e para a produção de combustível a partir dos recursos lunares.
O Lunar Trailblazer vai realizar 12 órbitas diárias ao redor da Lua, coletando dados sobre a água e sua localização no satélite. Cientistas já sabem da presença de água desde 2009, mas as novas sondas irão aprofundar o conhecimento sobre sua distribuição e volume, informações essenciais para futuras missões de exploração. O módulo foi lançado pelo Centro Espacial Kennedy a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, em parceria com a missão IM-2 da iniciativa privada Intuitive Machines.
Além disso, a NASA lançou o telescópio espacial SPHEREx, que tem como missão explorar as nuvens moleculares da Via Láctea, mapeando depósitos de gelo cósmico e procurando por moléculas essenciais à vida, como água e carbono. Essa missão também visa entender como a água e outros componentes podem ter chegado à Terra e a outros corpos celestes, contribuindo para o estudo da formação de estrelas e planetas. Com um plano de dois anos, o SPHEREx irá mapear mais de 450 milhões de galáxias e centenas de milhões de estrelas, fornecendo dados cruciais para a ciência espacial.